O OnePetro é nosso!

O OnePetro é nosso!

21 de julho de 2016 | Por SPE UFPel Home / Notícias

Com muita felicidade nós do Capítulo de Estudantes da SPE UFPel vimos até nossos membros apresentar nossa mais nova realização como SPE/Universidade Federal de Pelotas, a aquisição da maior database de Engenharia de Petróleo do mundo, o OnePetro da Society of Petroleum Engineers.

Com muito esforço, em um processo que teve início com a diretoria do SPE UFPel em abril, esta semana tivemos a confirmação do acesso ao banco de dados da SPE. Nós do SPE UFPel gostaríamos primeiramente de agradecer o Centro de Engenharias (Ceng) na pessoa de seu Diretor, Professor Cláudio Duarte, e a Pró-Reitoria de Planejamento da Universidade Federal de Pelotas por terem sido as parte envolvidas na obtenção dos importantes valores necessários para aquisição desta database. Agradecemos também ao setor de vendas da SPE Internacional pela boa vontade durante todo processo bem como a Documentalista Leda Lopes da Coordenadoria de Bibliotecas da UFPel por todo o tempo despendido em nosso processo que durou mais de 7 meses. Além de agradecer a todos aqueles que de uma forma ou outra auxiliaram na operacionalização deste processo.

Para os que ainda não conhecem, o OnePetro é a maior database de Engenharia de Petróleo do mundo, possuindo mais de 145 mil papers em 18 periódicos diferentes. Ele é organizado e disponibilizado pela Society of Petroleum Engineers e disponibilizado às Universidades com um certo investimento.

Nós da SPE UFPel entendemos que todo esforço despendido neste longo e cansativo processo de mais de 7 meses tenha alcançado nosso principal objetivo, conseguir disponibilizar ao curso de Engenharia de Petróleo a mais importante ferramenta para pesquisa na área de petróleo do mundo. Cremos que agora, com este acesso, conseguiremos facilitar no crescimento da pesquisa científica e na qualidade das publicações que serão feitas na Engenharia de Petróleo da UFPel melhorando ainda mais o conceito de nosso curso fora do Rio Grande do Sul.

Para se cadastrar tens que acessar o https://www.onepetro.org, através do servidor proxy da UFPel (http://wp.ufpel.edu.br/cti/servicos/proxy) e se cadastrar usando o email institucional da UFPe (@ufpel.edu.br). A obtenção deste email é feito através da ferramenta Cobalto, lá qualquer aluno regulamente matriculado poderá gerar seu email institucional.

Após isto, você deverá ir em https://www.onepetro.org

STEP 1
Na aba direita, acessar a aba My OnePetro, e criar tua própria conta utilizando nome, sobrenome, email institucional (@ufpel.edu.br) e cria tua senha. Aceita as condições propostas pela SPE (termos e condições).

STEP 2
Após isto, tu tens que acessar “My Account” no OnePetro, clique no botão, GO abaixo de Domain Validation. Após isto, na próxima página, clique em Validate me.
Após isto você receberá um e-mail solicitando que você clique em um link para confirmar o recebimento.
E depois você receberá um segundo email de confirmação informando que você está agora Domain Validated (Caso este emails não chegar, contate-nos).
Após recebimento do email, passados 10 minutos, tu poderá acessar a maior base de dados de Engenharia de Petróleo do mundo.

Obrigado mais uma vez a todos que fizeram parte deste processo.

Equipe SPE UFPel.

Praça Domingos Rodrigues, 02, Centro, 96010-440, Pelotas/RS
contato@speufpel.com