O Capítulo Estudantil SPE da Universidade Federal de Pelotas foi fundado no dia 05 de julho de 2012, pelos alunos de graduação em Engenharia de Petróleo UFPel.

O Capítulo conta atualmente uma diretoria que têm como objetivo aproximar a cadeia produtiva de petróleo, localizada principalmente no Sudeste Brasileiro, à nossa Universidade aqui no Sul. Essa aproximação é feita através de palestras, cursos de curta duração com profissionais experientes na área, visitas técnicas e também na Semana Acadêmica realizada anualmente, o Petro-Sul.

Além disso, o capítulo tem responsabilidade social, portanto busca inserir o curso de Engenharia de Petróleo da UFPel na comunidade, realizando campanhas como: doações de sangue, alimentos, agasalhos, entre outros.

Palestras

Atualmente, temos objetivado a realização de palestras quinzenais durante o semestre letivo com professores da nossa faculdade e principalmente com profissionais de fora dela. Estamos reforçando contatos com profissionais da Refinaria Sul-Riograndense e com o Polo Naval de Rio Grande, afim de termos a inserção da indústria petrolífera cotidianamente aos nossos alunos.

Cursos de curta duração

Com profissionais da nossa própria faculdade, buscamos introduzir técnicas aos alunos iniciantes a ferramentas que serão usadas mais a frente no curso, como Matlab, Excel entre outros.

Eventos sociais

O capítulo tem por base a inserção do curso na sociedade ao nosso redor, por isto, utilizamos da união dos alunos na arrecadação de alimentos em palestras, campanhas de doação de sangue e campanhas de agasalhos. Também nos fazemos presentes em datas comemorativas, como Natal, Páscoa, entre outros.

Nosso objetivo é estar cada vez mais auxiliando em políticas sociais que visem integrar o curso de graduação em Engenharia de Petróleo da UFPel na comunidade pelotense.

Eventos esportivos

O Capítulo busca também integrar os alunos através de atividades e competições esportivas. Incentivando assim a prática de diferentes esportes e buscando diversificar suas atividades.

Eventos de integração

Acreditamos que a integração entre o Capítulo, alunos e professores também é muito importante. Por isso organizamos festas, churrascos, reuniões, dentre outros eventos comemorativos.

Praça Domingos Rodrigues, 02, Centro, 96010-440, Pelotas/RS
contato@speufpel.com