Petro-sul

O Petro-Sul, Semana Acadêmica da Engenharia de Petróleo da UFPel, é um evento de médio porte com caráter técnico-científico, sem fins lucrativos, organizado por alunos do UFPel Capítulo Estudantil da SPE e do Diretório Acadêmico Karen Adami (DAKA) que ocorre anualmente e busca apresentar à comunidade acadêmica e ao setor produtivo, as mais recentes novidades e tendências tecnológicas da área de E & P de petróleo.


I Petro-Sul

I Petro-Sul

I Petro-Sul teve sua primeira edição no ano de 2013, contando com a CGG Veritas como principal patrocinador, o evento contou com visitas técnicas, inúmeras palestras e minicursos ministrados por renomados profissionais cedidos pelas empresas, como do diretor executivo da Starfish Oil do Brasil, Dirceu Abrão, representante da CGG Veritas, Tadeu Vidal, além de representantes da SPE Brasil que apresentaram perspectivas de carreiras e avanços tecnológicos para os próximos anos do setor para um público de mais de 100 pessoas. Como encerramento do evento, tivemos o I SPEta Tchê, com um tradicional churrasco gaúcho que visou integrar alunos, professores e palestrantes.


I Petro-Sul

II Petro-Sul

II Petro-Sul foi realizado entre 29 de setembro e 3 de outubro de 2014, o evento teve um público de mais de 140 pessoas. Neste ano contamos com parcerias junto de empresas como Shell, Halliburton e Faculdades João Paulo II. Foram ministradas várias palestras e minicursos, por exemplo, pelo Gerente da UO-SUL PETROBRAS Itajaí, Luis Guedes Condessa, e pelo especialista em Garantia de Escoamento da Universidade PETROBRAS, Luiz Marques. Ainda como diferencial, tivemos nesta edição a inclusão de atividades com o I Petro-Quiz Técnico e I Mostra de Trabalhos Acadêmicos. Como encerramento do evento, ocorreu o II SPEta Tchê, que reuniu novamente palestrantes, professores e alunos na confraternização, encerrando assim, mais um evento de sucesso do SPE UFPel.


I Petro-Sul

III Petro-Sul

III Petro-Sul visando ser o maior evento de petróleo do sul do Brasil, o mesmo foi realizado entre 25 de maio e 29 de maio de 2015 e contou com parcerias junto de empresas como Shell, UO-SUL PETROBRAS Itajaí, Mettler Toledo, AEPET, Faculdades João Paulo II e Wizard – Três Vendas Pelotas. Com um público de mais de 170 pessoas, foram ministradas palestras e minicursos, com palestras sobre perspectivas futuras para a indústria do petróleo e também palestras técnicas de reservatórios, além de outras palestras, minicursos com ênfase em recuperação avançada, fraturamento hidráulico entre outros. Neste evento tivemos a presença marcante do Senhor Fernando Siqueira, engenheiro ex-Petrobras e atual vice-presidente da AEPET que apresentou ao público na abertura o papel importante da Petrobras como operadora única do Pré-Sal para o desenvolvimento do Brasil. Com a sequencia da semana, foram realizados o II Petro-Quiz Wizard – Três Vendas Pelotas, além de encerrar-se o ciclo de palestras e minicursos da semana acadêmica. No encerramento, novamente o tradicional churrasco gaúcho, marca da SPE UFPel, o III SPEta Tchê, Que veio novamente como forma de integrar o público do evento em momento de descontração, marcando assim mais um passo dado pelos alunos da Engenharia de Petróleo da UFPel, buscando firmar-se em relação a outros grandes eventos nacionais.


I Petro-Sul

IV Petro-Sul

O IV Petro-Sul, realizado durante os dias 30 de maio e 03 de junho de 2016, batendo recorde de público em relação às edições anteriores, o evento contou com aproximadamente 200 pessoas entre participantes, organizadores e palestrantes. Como principais patrocinadores a Karoon Petróleo & Gás Ltda, Oxiteno e Spectrum, além do apoio de empresas como ESSS, Halliburton, CMG e IBP. Estiveram presentes grandes nomes da indústria ministrando palestras e minicursos, como Hernani Chaves, da UERJ, Carlos Alberto Pedroso, da Queiroz Galvão e Luís Fernando Neumann, da PETROBRAS. O IV Petro-Sul foi considerado um dos melhores eventos acadêmicos sobre Engenharia de Petróleo no Brasil em 2016, o que assegurou ao Capítulo Estudantil SPE UFPel o prêmio de Outstanding Student Chapter, a maior honraria concedida pela Society of Petroleum Engineers International.


I Petro-Sul

V Petro-Sul

O V Petro-Sul, foi realizado entre os dias 29 de maio e 02 de junho de 2017, a edição continuou em uma ascendente batendo seu recorde de público novamente, contando com cerca de 220 participantes, nacionais e estrangeiros. O V Petro-Sul ganhou destaque internacional por ter sido vencedor do programa Team TOTAL 2017, da petroleira francesa Total, na categoria Dream Ticket, a 5a edição do evento foi um dentre os 2297 projetos de todo o mundo que foram submetidos, sendo o V Petro-Sul o único projeto do Continente Americano a ter conquistado tal feito. O evento também contou com o patrocínio de grandes empresas do setor de Óleo & Gas, como a Karoon Petróleo & Gás e Barra Energia, além do apoio de empresas como Halliburton, Schlumberger e IHS Markit. Em sua 5a edição, o Petro-Sul teve um cronograma robusto, composto por 15 palestras e 9 minicursos, ministrados por profissionais e pesquisadores de excelência. Além do tradicional PetroQuiz, foi realizado uma Visita Técnica à Refinaria Alberto Pasqualini – REFAP, localizada no município de Canoas, RS. O evento contou também com a Mostra de Trabalhos do V Petro-Sul, que pela primeira vez possibilitou o registro do código ISSN para todos os trabalhos apresentados, catalogando-os na Biblioteca Nacional. O V Petro-Sul inovou e alcançou pessoas cada vez mais distantes, sendo a primeira edição do evento a ser transmitida ao vivo full-time, gratuitamente, para todo o mundo. Além disso, foi desenvolvido o App do Petro-Sul para smartphones, trazendo mobilidade e agilidade, possibilitando o acesso à todas as informações do evento através de um simples toque.

Praça Domingos Rodrigues, 02, Centro, 96010-440, Pelotas/RS
contato@speufpel.com